quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pão de Manjericão e Parmesão

Gentem vi essa receita no prendadas que foi postada pela Nana do Manga com Pimenta, pra quem não sabe ainda a Nana é uma das colaboradoras do prendadas e quem não conhece passa lá tem umas dicas ótimas que nós adoramos...na hora que vi a receita achei hiper mega super fácil...tenho uma árvore de manjericão no meu quintal e estou tentando usa-la (Com hífen/sem hifen/com acento/sem acento) todas as formas possíveis...

Eu fiz ontem meninas...não tem explicação é maravilooooosssooooooo...o meu ficou diferente porque usei o parmesão aquele que parece um pozinho (não tinha o de filetes fica mais bonito com eles) facílimo, nem da trabalho (o único é colher o manjericão, separar as folhinhas e picar) é macio, leve e a Nana já tinha comentado sobre o aroma...vocês não tem noção do cheiro uma delícia que fica na cozinha huuuuummmmm...


Ingredientes:

- 500 g de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 tablete de fermento biológico fresco (usei o fresco 15g) ou 1/2 pacotinho de fermento biológico em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- água morna (usei 1/2 copo)
- 100 g de parmesão ralado
- sal (cuidado o parmesão já tem sal)
- manjericão a gosto picado

Modo de fazer:

Dissolva o fermento no açúcar, adicione o ovo, a manteiga, o oléo a água, o sal e a farinha vá sovando até desprender da mão. Junte o queijo ralado e o manjericão, continue sovando. Deixe descansar por 1 hora. Sove novamente modele o pão e transfira para uma assadeira untada, pincele com gema e coloque parmesão ralado por cima deixe crescer até dobrar de volume. Asse o pão em forno pré aquecido...

OBS: Se for usar o fermento seco, isso muda tudo este deve ser misturado com a farinha e depois que acrescenta os liquidos e talz...ele e eu não nos entendemos muito bem, já tentamos mas não deu certo...um não simpatiza com o outro...rsrs

O que eu fiz por minha conta e risco: pincelei com gema...e fiz 2 pães minhas formas são menores...mas ficaram muito bons, amanhã vou fazer de novo para receber uns amigos pra jogar conversa fora e tomar uma cervejinha (tá um calor hoje) ...

6 comentários:

  1. Oi Rose...te vi online no BlogGeral, e vim aqui visitar seu catinho....adooooro receitas, ultimamente tenho gostado mais de cozinha que de comer, todo dia quero fazer algo diferente :D
    parabéns...vou dar uma olhadinha nas receitas dos posts passados...bjoo

    ResponderExcluir
  2. Ai que linda Rose!!!
    Adorei, ficou lindão amiga, mesmo não sendo o queijo que ralamos na hora.
    Obrigada viu!
    Estou aqui a babar, hj só noticias muitos boas.
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Karol...obrigada pela visita, eu tenho uma coleção de receitas...as vezes faço várias novas na semana e tem semana que não faço nada...rsrs!!!

    Nana, a preguiça tem hora que mata né...tava um calorzão e fiquei com preguiça de sair pra comprar o queijo...e usei o famoso pacotinho, mas ficou bom...

    Bjinhus meninax

    ResponderExcluir
  4. Olá Rose obrigada pela visita e vim então retribuir, cá estou, e posso dizer que gostei, o seu pão tem um aspecto maravilhoso, e faço ideia o cheirinho que deitou , o manjericão dá cheiro e sabor, utilizo em várias coisas, quando quiser volte a aparecer eu tenho mto prazer, eu farei o mesmo, mas comente poste mais recente ;) para eu não andar á sua porcura. RSRSRS BEIJINHO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  5. Nela, eu sei querida...desculpa mas andei pelo blog todo e resolvi comentar no que achei mais interessante...rsrs!!! mas quando voltar prometo comentar na recente.

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Pois é Rose... essa receitinha aqui caiu como uma luva para o meu fim de semana. Tentarei provar! rs
    Depois te conto como ficou...rsrs

    Quanto ao Blog Delírios Gourmet, volte sempre, viu? Estarei sempre por aqui!!!! Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe uma frescurinha aqui pra mim vou adorar, assim que puder retorno a sua visita...Obrigada!
Beijinhus...
Rose!

Macarrão com tomate e queijo

  Eu testei e aprovei. Em um refratário coloque os tomates, alho sem casca e inteiro, sal, azeite e queijo (usei gorgonzola) leve ao forno. ...